Mais sobre a cotovia

O famoso pássaro foi importante para Romeu e Julieta. Os dois amantes, depois da primeira noite juntos, discutem se o pássaro que ouvem lá fora é a cotovia ou o rouxinol, preferido este último, que canta durante a noite. Assim sendo, poderiam ficar mais tempo juntos, enquanto a cotovia anuncia o dia, e, com ele, a separação do casal. Só aí é que descobrem ser mesmo uma cotovia, anunciando que Romeu terá de partir para sempre...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Singela homenagem


Esse texto eu escrevo em homenagem a uma pessoa que conheço há pouco mais de ano, mas que já gosto e torço como se fosse parte da minha família, como se já conhecesse há décadas. Estávamos as três patetas, quero dizer, as três palhaças doutoras tentando fazer alguma boa alma rir de nossas piadas infames (às vezes é difícil fazer com que alguém ria, principalmente da piada da Dra. Massariema - ela só sabe uma! kkk).
Do final do corredor, ouvimos uma senhora nos chamar para que não fossemos embora antes de conversarmos com sua filha, que estava há algumas semanas sem poder andar, achava-se que graças a uma bactéria ainda não diagnosticada.
Não hesitamos. Entramos no quarto, todas serelepes, brincalhonas, cheias de garra e boa vontade para tentarmos conversar com a paciente. Tentamos. Tentamos. Tentamos. Sua mãe sentou-se ao nosso lado, puxamos assunto, chamamos seu nome, enchi bexiga, cantei, dancei, só não chorei porque ficaria constrangedor. Mas quase.
Pensei comigo: "essa vai ser muito difícil de conversar, quanto mais fazer rir."
Ela estava tristinha, amuada, preocupada com sua condição. Apenas 22 anos, formada em psicologia, não é de São Paulo, seus amigos todos a esperando lá. Sua mãe na torcida sem fim para que se descobrisse o real motivo daquela paralisia.
De repente, um novo insight. Pensei: "o negócio é dar uma de surda, começar a falar sem parar e sempre o nome dela errado". E comecei. Dra. Estrelinha ficou brava comigo porque estava falando o nome dela errado. E desandei a falar, falar, falar, falar. E falar. Falar sem pensar, no nome errado, em como é difícil estar ali sem se fazer ver nem ouvir, em como é difícil ser quase um fantasma. A gente nem consegue acertar o nome dela... etc... Acho que falei tanto que ela, por pena ou para se ver livre de nós logo... começou a rir.
Riu. E riu de novo. "Parou de chorar!", pensei. E a mãe dela nos agradeceu por termos conseguido o que ela ainda não havia alcançado, apesar de sempre esperar. Um fio de esperança. A novidade de estarmos ali pode ter gerado isso, o inesperado, o ridículo, o improvável. O melhor é que conseguimos um sorriso dessa que é uma vencedora, guerreira, linda, conquistadora de novos e agora mais mansos mares, nunca dantes navegados!
Parabéns, Ruana! Você merece tudo de melhor que Deus puder oferecer nessas nossas areias rebeldes... Torcemos muito por você! Espero que você goste desta singela homenagem. bjões! Te amamos muito.

11 comentários:

  1. Olá... não sei o que falar dessa linda homengem... Estou muito emocionada... É como um filme passando na minha cabeça e vcs não esqueceram exatamente nenhum detalhe daquele triste dia, que se tornou um dia melhor, de lutas e esperança pra volta pra casa, afinal 60 dias internada não é fácil a ninguém... Obrigada pela homenaem, pelo nariznho de palhaço que tenho comigo guardado, obrigada por todas tentativas daquele dia,e, vcs conseguiram... Um sorriso em meio a tanta tristeza, não vou esquecer de vcs nunca, jamais! E vou continua a lutar sempre ate eu ficar em pé novamente... E Mais obrigada por vcs continuarem presente na minha vida mesmo a tão longa distancias... vcs tbem são especiais e espetelecase, danadas pra roubarem sorrisos... tbem amodoloo muitão vcs minhas três Dra. bjocas na ponta do nariz, da ex-paciente que deu muito tabalho,kkk...
    Ruana... Lutar sempre,desistir JAMAIS!!!

    ResponderExcluir
  2. OI MEU NOME PATRÍCIA ACABEI DE LER A HOMENAGEM QUE FIZERAM A RUANA,MUITO LINDO AS PALAVRAS DE VCS, O TRABALHO DE VCS COMO UM TODO, O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO COM O PACIENTE HOSPITALIZADO É MUITO IMPORTANTE PARA QUE RESGATE SUA AUTO-ESTIMA, SENSIBILIZAÇAO ENTRE OUTRAS COISAS, EU EM PARTICULAR ACOMPANHO O PROCESSO DA EVOLUÇÃO DA MINHA AMIGA A RUANA, A ALGUM TEMPO E VE-LA SORRIR É ALGO IMÁPAGAVEL,NO INICIO DO SEU TRATAMENTO FALAVAMOS APENAS POR MSN, MAS ELA SE QUER LEMBRAVA QUEM SERIA EU, MAS NÃO DESISTI, O IMPORTANTE É QUE EU SABIA QUEM ERA ELA, FOMOS TRABALHANDO ALGUMAS FOTOS, RESGATE DO PASSADO E ATÉ QUE A RECORDAÇÃO VEIO A SUA MEMÓRIA, A PRIMEIRA VEZ QUE ELA SAIU DO SEU AMBIENTE E COMEÇOU A SOCIALIZAR FOI UM MOMENTO ÚNICO PQ MAIS UMA VEZ ELA MOSTROU QUE AQUILO QUE ESTÁ APARENTE,NÃO ERA NADA, QUE ELA PODE MUITO MAIS, POIS JÁ PRESENCIEI PESSOAS QUE NÃO PASSARAM UM TERÇO DO QUE ELA PASSOU E DESISTIRAM, ELA NUNCA DESISTIU, ELA CONTINUA LUTANDO TODOS OS DIAS, CLARO QUE A MOMENTOS EM NOSSAS VIDAS QUE DESANIMAMOS, TEMOS ALTOS E BAIXO, MAS NÃO ACONTECE APENAS COM A RUANA E SIM COM TODOS SERES HUMANOS. VENHO AQUI AGRADECER A TODA EQUIPE DOUTORES DA ALEGRIA POR TEREM AJUDADO MINHA AMIGA, MINHA PRINCESA! QUE MUITAS PESSOAS POSSAM TER OPORTUNIDADE DE SORRIR, JUNTAMENTE COM VCS! BJS PATY

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente quando vocês dizem que ela é uma "vencedora, guerreira, linda, conquistadora de novos e agora mais mansos mares, nunca dantes navegados!"... a conheço faz anos e acompanho tudo que ela vem passando. Mesmo de longe torço muito por esta menininha linda.... morro de saudades todos os dias. E fico muito feliz por saber que Deus colocou em seu caminho pessoas tão especiais quanto vocês, doutoras, obrigada!!! E você merece muito mais, prima querida...AMO MUITO VOCÊ, RU!!!
    Ass: Gabi. Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. rafaela, ops ruana auhuhauhauh pra ver se eu chamo atenção vo errar o nome tb kkkkkk muito linda essa homenagem parabéns e que vc tenha sempre sucesso! Do seu primo Fernando! Bjos e vc merece essa singela homenagem!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o que dizer? Realmente uma linda homenagem a uma pessoa que merece um dicionário de elogios e considerações.
    Ru, toda a sua família te ama, e eu, claro, tenho muito orgulho de ser seu primo! rsrs
    Quanto a vocês, doutoras, obrigado por fazer essa menina teimosa compartilhar essa belo sorriso!
    Fique com Deus, Ru!

    ResponderExcluir
  6. OLÁ....MEU NOME É IRINEU ADOREI A HOMENAGEM FEITA A UM SER TÃO BELO COMO A RUANA...PESSOAL SE EU PUDESSE PAGAR VCS PELOS SORRISOS EXTRAÍDA DE MINHA AMIGA RUANA ESTARIA DESPERSONALIZANDO O QUE
    FAZEM,PORQUE O QUE FAZEM NÃO TEM PREÇO....CONTINUEM ASSIM ENRIQUECENDO CADA CORAÇÃO EMPOBRECIDO DE AMOR E ESPERANÇA.
    QUANTO A VC MENINA DOIDA SABES QUE SEMPRE TORCI POR VC, ACREDITEI EM SEU POTENCIAL DE SUPERAÇÃO, CAPACIDADE DE RESIGNIFICAR A VIDA E OS ACONTECIMENTOS QUE LHE OCORRIA.....
    RÚ DESEJO A VC TODA FELICIDADE DESSE MUNDO E SAIBA QUE ESTAREI ONDE SEMPRE ESTIVE POR PERTO.... LEMBRA AQUELA VEZ QUE ESPERÁVAMOS O ÔNIBUS NA PRAÇA E EU PEGUEI O REFRIGERANTE DA MESA PRA VC TOMAR ME CHAMOU DE DOIDO E AI COMEÇAMOS DE FORMA CARINHOSA NOS CHAMARMOS ASSIM SEMPRE SERÁ A DOIDA DA MINHA VIDA!!! TI AMO MINHA AMIGA DOIDA.....BEIJOS DO DOIDO

    ResponderExcluir
  7. Olá... Sou a mãe da Ru!
    Obrigada por aqueles momentos! Pois foi naqueles momentos que eu tive certeza que ela estava ainda conectada com o mundo aqui fora... Atraves da esperança do Amor e Beleza e Habilidade do vosso trabalho!!!
    Adorei a homenagem... Mais uma vez Obrigada! Beijos nestes corações enormes de vcs!!!

    Marlene.

    ResponderExcluir
  8. Oii, Sou AndrieLLe Carvalho, Amiga da Ruana.. Me emocionei com a homenagem que fizeram para ela.. Ela é Sim Uma jóia Preciosa, Deus Tem muitos planos em sua Vida ! Ruu Você é muito especial para mim,Eiii meninaa ;* Te amo muitoo Viuu. Beijus*

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, mana! Estou muito orgulhosa de você!

    ResponderExcluir
  10. Que linda homenagem! A Ruana é uma pessoa muuuito especial e merece o melhor, sempre! Fico feliz em saber que vocês fizeram algo para despertar o sorriso nesta jovem guerreira. Tenho certeza que esta simples atitude contribui para a recuperação da Ru. Ela é uma vencedora! E tudo vai se resolver em breve... eu creio! Super beijo, minha prima linda. Te amo muitão!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Sou Rafaela, irmã da Ruana. Passo para agradecer as senhoras doutoras o bem que fizeram e ainda fazem à minha irmã. O trabalho de vcs foi de grande valia na recuperação dela em Sampa e ainda continua sendo muito importante, como por exemplo essa homenagem.... a fez muito feliz.
    O trabalho que vcs desenvolvem é mais do que humano...é divino...que Deus as abençõe cada dia mais e lhes dê força para nunca desistir desse projeto tão bacana...que leva vida...ou a recupera. Obrigada!
    Quanto à você Ruana...acho que já poderia começar a escrever aquele livro...lembra que combinamos que vc escreveria? hauhauahuahau. Te amo muito minha flor. Sei que todos torcem muito pela sua recuperação (já iniciada)...eu tenho certeza dela....tão certo como existe o sol...Que você continue com essa força e garra...pois esses são requisitos indispensáveis para alcançar os seus objetivos. Que Deus continue te abençoando....mais do que já vem. Conta comigo...torço sempre por vc...e se precisar de algo..."é nóis manu"...kkkkkkkkkkkk Te amoooooooooo!!

    ResponderExcluir